terça-feira, 8 de março de 2011

Cães e gatos podem se dar bem ?

  O INSTINTO de caça de alguns cães é totalmente ativado quando percebe um gato por perto. Há quem diga que são inimigos mortais. No entanto, também existem casos (e não poucos) em que cães e gatos convivem em perfeita harmonia.
  AFINAL, é possível que eles convivam bem? Como podemos colaborar com a amizade? Fizemos essas perguntas para Gilberto Miranda, primeiro treinador de animais a usar a metodologia lúdica de adestramento e com mais de 30 anos de experiência no assunto.
  “VOCÊ pode introduzir um outro animal na casa, seja gato ou outro cachorro. Mas sempre tem que ser filhote bem novo. Essa apresentação deve ser lenta e cuidadosa. Uma dica é que o primeiro contato ocorra em um lugar onde o cachorro não está acostumado a ficar, mas sim em um local neutro. Você pode colocar o gatinho em uma caixa para que o cão possa se acostumar um com o cheiro do outro. Pode também colocá-lo de costas e assim os cachorros possam cheirá-lo.
  SE VOCÊ tiver mais que um cão, faça uma introdução por vez, para que você tenha o controle da situação. Caso ele tente atacar mostre que isso vai te desagradar, dizendo o famoso “não”. À medida que ele cheire e lamba, você pode fazer carinho para mostrar que a ação está lhe agradando.”

Nenhum comentário: