quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Cães enxergam cores?


  Todo mundo já ouviu falar que cães veem as coisas em preto e branco, mas saiba que isso é um mito! Mas basta investigar a visão dessa espécie para jogar tal crença por terra. Segundo a veterinária oftalmologista Fabiana Pereira, do Hospital de Clínicas Veterinárias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a anatomia dos olhos dos cães é muito semelhante à dos humanos.“Há algumas diferenças sutis em relação à espessura e ao formato da córnea e da pupila, mas isso apenas significa que eles têm uma capacidade visual menor e mais limitada do que a nossa”, explica a especialista. Além disso, a retina deles, assim como a humana, está equipada com cones, que são as células treinadas para identificar as cores. “Eles possuem uma quantidade menor e menos variada de cones, o que restringe um pouco essa habilidade”, observa Fabiana. Dessa Maneira, pode-se dizer que os cães conseguem, sim, enxergar o mundo à sua volta mais ou menos como ele é percebido por nós, ou seja, colorido e em diversas tonalidades.
  Enquanto os humanos têm cones especializados em enxergar o verde, o vermelho e o azul, há duas possibilidades para o olho canino: ele seria sensível aos tons de azul e de vermelho ou ao azul e ao amarelo. Os cientistas ainda não entraram em consenso quanto a isso, mas concordam em um ponto: cães não enxergam o verde. 


Elisete/ André
7118-7076 / 8236-0286


domingo, 16 de setembro de 2012

Converse conosco!


Pessoal estarei nos dias 18 e 22/09 tirando dúvidas a respeito de comportamento canino na Equipevet, ligue e agende sua consulta!


Elisete/ André


7118-7076 / 8236-0286


segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Dia de Socialização

  Oi pessoal, a DOMESTICÃO ADESTRAMENTO vem convidá-los para participar do Dia da Socialização que será no próximo dia: 02/09 (primeiro domingo de Setembro), nos encontraremos às  08h30 na Igreja do Rudge, como fizemos das outras vezes, caso alguém tenha dúvida de como chegar no local de encontro é só me ligar que explico.

  Venha participar e traga o seu cão para praticar exercícios com a gente e rever alguns comandos de obediência.

  Contamos com a sua presença!!!!

  P.S: Caso esteja chovendo no dia automaticamente será cancelada a atividade e voltaremos avisar a nova data, favor confirmar presença, pode ser por e-mail mesmo.

  Até lá!! 

  Elisete/ André


7118-7076 / 8236-0286

sábado, 28 de julho de 2012

Como cuidar dos cães nos dias de frio

  O frio chegou e com ele devemos ter cuidados especiais com nossos amiguinhos.



Pelagem

Se você é usa os sistemas de banho e tosa oferecidos pelos Pet Shops, durante o inverno  evite que o animal tenha contato com água, e também que tenha o seu pelo tosado.

Acessórios

A queda de temperatura pode ser fatal ao seu cão, principalmente no período noturno: então, prepare o cantinho do animal com uma forragem generosa e cobertores adequados.

Roupas

Aos cães que possuem a pelagem mais fina, recomenda-se o uso de roupinhas específicas para seu tamanho, a fim de garantir que  o seu corpo fique sempre aquecido.
Já os de  pelagem mais espessa, no entanto, sofrem alguns incômodos provocados pelo uso das roupas caninas: por isso, avalie em quais condições é realmente necessário vesti-los contra o frio.

Eli 
7118-7076 / 8236-0286

sábado, 12 de maio de 2012

O seu animal de estimação e as mudanças do clima.

Com a chegada do frio, os animais precisam de alguns cuidados especiais. Não é porque possuem pelos, que eles não sentem frio e estão imunes a doenças.  “As pessoas devem entender que animais também sentem frio, alguns mais do que outros. 

Ainda segundo a veterinária, nos dias e noites com baixas temperaturas é preciso abrigar os animais do vento, chuva e frio. É importante colocá-los em casinhas ou canis que não recebam vento de forma direta. Alguns animais gostam de cobertores e edredons, mas outros destroem, então uma alternativa é colocar pellets de madeira ou plástico que fiquem distantes do solo cerca de 5 cm; outra opção são os tapetes de borracha que podem ser fixados diretamente na madeira para isolar a friagem e manter o ambiente mais quente.

“Muitos cães gostam de roupas, inclusive cães de grande porte, mas é sempre bom testar antes, verificar se eles não vão rasgar as roupas ou ainda se não possuem alergia. Para descobrir, basta colocar a roupa e deixar por algumas horas, retire e verifique principalmente na região das axilas; se ela estiver vermelha e o animal tentando coçar, pode significar alergia ao tipo de tecido, na maioria das vezes é só trocar por um tecido natural, mas se a coceira ou a vermelhidão persistir recomendo abolir a ideia de deixar o animal com roupa”, salienta a veterinária.

Assim como os humanos, os animais também ficam mais suscetíveis às doenças respiratórias no inverno. A principal delas é a traqueobronquite infecciosa canina (popularmente conhecida como gripe canina ou tosse dos canis), doença que causa tosse seca como se o animal estivesse engasgado e está associada a infecções virais e bacterianas. Em relação aos gatos é importante ficar estimulando a ingestão de água, que sempre fica diminuída no inverno, pois eles ficam mais tempo dormindo, e com isso pode aumentar a possibilidade de problemas urinários.

“A traqueobronquite infecciosa, é como a gripe de gente; pegamos através do contato direto com indivíduos infectados e principalmente em ambientes fechados. O nosso inverno é frio e seco, assim as mucosas nasais e orais ficam ressecadas e a proteção natural diminuiu, por estar frio mantemos o lugar fechado e com menos ventilação assim fica mais fácil do agente infeccioso se instalar. Animais que frequentam hotéis, creches e banhos e tosa são mais suscetíveis por estar em ambientes fechados com outros animais e, como a nossa gripe, a deles também é altamente contagiosa”, revela.

Ainda segundo a dra. Elaine, toda gripe pode se tornar perigosa, principalmente em indivíduos jovens (filhotes) e idosos, assim qualquer sinal de problemas ela recomenda que o animal seja levado imediatamente ao veterinário. Os sinais são tosse, que em cães parece um engasgo, coriza ou secreção nasal purulenta (catarro), além da diminuição de apetite.

Outra situação que requer atenção é no caso de animais com problemas ortopédicos ou que possuem implantes metálicos. Nessa época do ano, devido ao frio, é comum apresentarem dores mais intensas.

Durante o inverno a frequência dos passeios e caminhadas diárias as quais o pet já está acostumado não devem ser alteradas. Pacientes adoentados, animais com problemas respiratórios, ortopédicos ou gripes devem evitar passeios durante os dias mais frios, já os demais podem sair para suas caminhadas habituais desde que devidamente agasalhados.

Nos meses mais frios a água do banho deve ser morna e as orelhas devem ser bem protegidas com algodão, de preferência parafinado.  “O animal não deve ficar molhado. Sempre secar com o auxilio de secadores e toalhas, e sempre longe do vento”, ressalta a veterinária.

Cuidados durante a secagem do pelame também devem ser observados, como a temperatura do secador, que não deve ser muito quente a ponto de causar um choque térmico quando o animal sair à rua, ficando exposto ao frio e ao vento.

Fonte: CETAC



Eli 
7118-7076 / 8236-0286

domingo, 29 de abril de 2012

Como socorrer seu cão em casos de emergência.


Convulsões
Animais, do mesmo modo que as pessoas podem ser epiléticos ou ter convulsão motivada por alguma doença. Diferente das pessoas, você não precisa se preocupar em não deixar a língua enrolar, pois isso não acontece, e se acontecer, não causará sufocamento. Concentre-se mais em evitar escoriações. Coloque o animal em cima de um tapete ou colchão e faça carinho nele. Convulsões epiléticas duram alguns minutos e passam, mas podem ser frequentes. Se for a primeira vez, vá ao seu veterinário de confiança. Se seu animal já estiver em tratamento, siga as orientações médicas.
Choques elétricos e desmaios
Massageie o tórax. Se a respiração estiver muito fraca, abra boca e vá dando umas puxadas na língua. Faça isso dentro do carro, a caminho da clínica. Não perca tempo!
Picada de insetos
Se o seu animal aparecer com pálpebras, focinho e boca inchados, ele pode ter sido picado por marimbondos ou formigas que vivem em seu quintal e vai precisar tomar injeção de antialérgico urgente. Já para a clínica!
Queimaduras
Água gelada ou compressa com gelo são indicados para este tipo de acidente. Lembre-se: perto do fogão não é lugar nem de criança nem de bicho.
Engoliu um objeto
Moedas, bolinhas de borracha, bolinhas de gude, agulhas, linha de costura, etc. Calma, nem tudo está perdido e normalmente isso acaba bem. Por incrível que pareça, a pior coisa que um animal pode engolir destas todas citadas acima é a linha, que faz um estrago muito pior do que a agulha. Se você tiver em casa óleo mineral, pode dar algumas colheradas. Se não tiver, use azeite mesmo, que também lubrifica o trato gastrintestinal.
Atropelamentos
Isso pode variar de apenas alguns arranhões a sérias fraturas e hemorragias. O importante é dizer que você deve primeiro colocar uma focinheira no animal atropelado. Como já disse antes, a dor pode o levar a morder. Depois, para evitar movimentos bruscos, abra uma coberta no chão, coloque o paciente em cima dela e, com todo o cuidado, duas pessoas devem segurar a coberta pelas pontas, improvisando uma maca. Daí é direto para a clínica. Mesmo traumas aparentemente leves devem ser examinados e medicados, pois alguns problemas como edemas e hemorragia interna podem demorar a dar sinais.
Não se esqueça de que, quando falamos em primeiros socorros, sabemos que existe a necessidade dos segundos socorros que devem ser realizados pelo seu veterinário de confiança o quanto antes.
Envenenamento
Se você percebeu ou desconfia de um envenenamento por comprimidos ingeridos por acidente ou mesmo veneno de rato pode ser benéfico induzir o vômito o quanto antes. Entupir o animal de leite pode não ser a melhor alternativa. Fazê-lo beber água com bastante sal de cozinha é útil e provoca vômito, que diminui a absorção das toxinas. Cuidado para não exagerar e sufocá-lo. Após a tentativa do sal, quem tiver em casa carvão mineral pode diluir em água e também fazê-lo beber, já que o carvão absorve toxinas. Faça tudo isso, mas não perca tempo, corra logo ao primeiro veterinário disponível!
Crise de tosse
Aqueça o animal e obrigue ao repouso. Deixe-o um pouco no banheiro com o chuveiro elétrico ligado para que ele respire o vapor. Se não resolver, já sabe: veterinário
Corpo estranho preso na boca
Parece brincadeira, mas já perdi a conta de quantas lascas de osso, espetinhos de churrasco, anzóis, barbantes e outras tranqueiras tirei de entre os dentes de cães e gatos.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Meu cachorro comeu chocolate. E agora?

A teobromina, presente no chocolate, é nociva para o sistema nervoso central dos cães
 Chocolate é uma delícia, mas deve ser consumido com moderação pelo seu alto valor energético (e engordativo). Pelos cães, entretanto, o chocolate que compramos em supermercados, por exemplo, nunca deve ser consumido. Isso porque essa delícia possui uma substância chamada teobromina que é tóxica para peludos. “A teobromina é nociva para o sistema nervoso central causando alterações neurológicas, assim como alterações hepáticas que ocorrem em decorrência do excesso de gordura presente nesses alimentos”, revela a veterinária Elaine Pessuto, diretora clínica e coordenadora do curso de Auxiliar Veterinário do CETAC (Centro de Ensino e Treinamento em Anatomia e Cirurgia).
 Até os chocolates amargo e meio amargo contém essa substância, mesmo que em menor concentração. É por isso que algumas empresas se especializaram em chocolates para pets que não contém teobromina e açúcar. Entretanto, com tanta oferta de chocolate pela casa nesta Páscoa, acidentes podem acontecer e seu cachorro pode roubar aquele ovo que você ganhou de presente. Neste caso, como reagir?

Principais sintomas da intoxicação
  Reações alérgicas como diarréias, vômitos e hiperatividade são comuns em cães que consumiram chocolate, explica Elaine. “Os animais podem apresentar, dependendo da concentração da teobromina presente no chocolate e do volume ingerido, reações neurológicas sérias, como convulsões, ataxias, incoordenação, nistagmo (alteração do movimento dos olhos) e até coma”, explica.


Como reagir
 Ao  perceber qualquer mudança no comportamento do animalzinho que consumiu chocolate é necessário levá-lo imediatamente ao veterinário mais próximo. O médico irá conduzir o atendimento de acordo com a sintomatologia, ou seja, se o animal estiver apresentando sinais gastroentéricos ele irá tratar com soro e medicamentos protetores. Caso o animal esteja com sinais neurológicos, ele irá tratar e provavelmente manter o animal em observação.
 Quando vemos um animal ingerindo um alimento tóxico também podemos induzir o vômito. “Para isso é importante que o animal esteja consciente e podemos fazer com que ele beba uma dose de salmora  morna (misture uma quantidade de sal na água até ele começar a decantar, ou seja, descer )”, revela a veterinária. Esta mistura fará o cachorro vomitar o que acabou de ingerir, diminuindo a absorção. Mas Elisa explica que essa medida não exclui jamais a ida ao veterinário.


Dica extra: Vale lembrar que embora não tenha teobromina em sua composição, o chocolate branco possui alta concentração de gordura que faz muito mal a médio e longo prazo para os animais. A ingestão do chocolate branco também pode levar a uma gastroenterite aguda.


FONTE - CETAC - Centro de Ensino e Treinamento em Anatomia e Cirurgia Veterinária 
7118-7076 / 8236-0286

BOA PÁSCOA



sábado, 18 de fevereiro de 2012

Cuidados com os Cães no Carnaval

  No carnaval, muitos aproveitam a oportunidade para passear. Independentemente do destino, no entanto, vale a pena ficar atento a alguns cuidados, principalmente se a família levar os animais de estimação.
  O médico veterinário Mário Marcondes, orienta que o dono deve refletir sobre o transporte e acomodação dos cães antes da viagem, e caso não haja a possibilidade de tratá-lo bem, é preferível então deixá-lo em um hotel canino.
  Isso porque dependendo do transporte os cães, sofrem de enjôos e mal estar. Sem contar nos riscos de inflamação no ouvido causado pelos ventos intensos, ou até mesmo quedas pela janela aberta.
Para amenizar os problemas, o veterinário sugere que o cãozinho seja acostumado com antecedência a andar de carro, sendo carregado em pequenos percursos, sempre dentro da caixa de transporte ou usando cinto canino.
  Já em viagens de avião é preciso ficar atento quanto às exigências das companhias aéreas, que geralmente solicitam reserva antecipada, atestado de saúde, vacinação em dia e caixa de transporte. E é sempre bom lembrar que, se as viagens muito longas já são exaustivas para nós humanos, o que dirá para os cães.
  Depois de analisar os prós e contras, caso o dono tenha decidido levar seu animal para viajar no feriado de carnaval, Marcondes dá dicas sobre o que deve ir na bagagem do pet.
  "De preferência, leve a caminha ou manta de dormir do seu cão, além de alguns brinquedos preferidos dele. A ração também deve ser mantida e nenhum outro tipo de alimento deve ser dado. Isso ajudará a ambientá-lo mais rapidamente ao local".
  E falando em adaptação, vale lembrar que é totalmente desaconselhável levar animais idosos ou com a saúde debilitada. Por motivos óbvios. Nessas situações, caso haja alguma emergência, nem sempre será possível encontrar um veterinário de confiança para tratá-lo.
  O mesmo vale para filhotes. "Recomenda-se que os animais com menos de 4 meses que ainda não completaram a vacinação só viajem em caso de necessidade", explica Marcondes.
  Outro ponto destacado pelo veterinário são os cuidados na hora das caminhadas com os cães. Isso porque com as altas temperaturas e o sol quente, os animais podem sofrer de insolação e até mesmo câncer de pele.
  Todos os cães devem usar filtro solar fator 30 a 50 nas regiões com poucos pêlos como ponta de orelhas e focinho, mas os de pelo branco precisam de cuidados redobrados.
  Fique atento também às fantasias muito grossas, que podem causar calor excessivo aos animais e desconforto. Tenha certeza que a fantasia não está muito apertada no cão. O dono deve conseguir colocar três dedos entre a roupinha e o corpo do pet, especialmente no pescoço, para garantir seu conforto.
  Durante o passeio é bom certificar-se com freqüência se o cachorro não está com calor ou incomodado.   Outro ponto a observar é o seu tecido, que não deve ser grosso. Como os cães não suam como os humanos, uma roupa muito pesada dificultará ainda mais sua transpiração. E mantê-los sempre em locais arejados e bem hidratados também é recomendado.
Mário Marcondes – Veterinário e diretor do Hospital Veterinário Sena Madureira.


BOM CARNAVAL A TODOS!

7118-7076 / 8236-0286

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Como lidar com o ciúme do cão em relação a outro cão

  Quem tem mais de um cachorro em casa, ou adota um novo cão sabe bem como é isso... 
  Para resolver este problema, é indicado praticamente o mesmo princípio que é usado para controlar o ciúme que o cão tem das pessoas que se aproximam de seus donos. 
  Quando o dono faz carinho no cão e o outro cachorro chega, normalmente o dono faz carinho no outro, e automaticamente o primeiro é esquecido. Isso acaba despertando ciúme, pois o cachorro associa a presença do outro a coisas ruins, ou que naquele momento ele “perde” a atenção do dono. 
  Com o tempo, ele pode até avançar no outro cão, desenvolvendo inimizades, e te obrigando a separá-los. O truque é: quando estiver fazendo carinho em um dos cachorros e o outro chegar, continue fazendo carinho no primeiro, faça ele entender que a presença desse novo animal é boa para ele, e sempre que o outro estiver por perto ele recebe atenção, carinho, petisco e etc.
  Isso significa que o cachorro que acabou de chegar não vai receber carinho, mas o importante é que o primeiro relacione a chegada do outro a algo prazeroso, com o tempo ambos vão receber carinho juntos e será uma relação prazerosa para todos. 

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Manifestação Contra a Crueldade Animal- SP/BH/RJ

Vai acontecer simultaneamente em várias cidades...

INFORMAÇÕES RETIRADAS DA PÁGINA DA MANIFESTAÇÃO NO FACEBOOK :  http://www.facebook.com/events/113017895483042/ 

"CAMISETA BRANCA OBRIGATÓRIA PARA O GRUPO;

DOMINGO DIA 22/01/2012 AS 10 HORAS TODOS JUNTOS SAIREMOS NA CAMINHADA PELA SALVAÇÃO DOS PELUDOS.

LOCAIS:

Indaiatuba: https://www.facebook.com/events/217463571668210/

Curitiba: https://www.facebook.com/events/298356553539332/

Juiz de Fora/MG:
https://www.facebook.com/events/273147762743799/?notif_t=event_invite

Belo Horizonte: Praça da Liberdade em frente ao Palácio. http://www.facebook.com/events/281571065223959/

Brasília-DF: Torre de TV, em frente aos elevadores. Página de evento: http://www.facebook.com/events/222309821177846/

Caxias do Sul-RS: Praça Dante Alighieri. Página de evento: http://www.facebook.com/events/120124324772249/?context=create

Florianópolis-SC: R. Padre Miguelinho , 55 - Centro - Em frente a Catedral Metropolitana de Florianópolis. Página de evento;
http://www.facebook.com/events/158161964290799/

Goiânia-GO: PÁTIO DO ESTÁDIO SERRA DOURADA. Página de evento:http://www.facebook.com/events/163896897045809/

Paranavaí-PR: Em frente a Praça dos Pioneiros.  Favor providenciarem página de evento;

Porto Alegre-RS: Em frente ao Brique da Redenção. Página de evento:http://www.facebook.com/events/268369799884805/

Ribeirão Preto-SP: Em frente ao Teatro D.Predro II. Página de evento:http://www.facebook.com/events/158224577615438/

Rio de Janeiro-RJ: Em Frente ao Copacabana Palace. Página de evento:http://www.facebook.com/events/343713228976352/

São Paulo-SP: Av Paulista em frente ao Masp. Página de evento: https://www.facebook.com/events/113017895483042/

Salvador-BA: Jardim de Alah (Próximo as tendas de massagem). Favor providenciarem página de evento;

Três Rios-RJ:Em frente à Prefeitura na Praça São Sebastião Maringá. Favor providenciarem página de evento; "

PARTICIPE !

7118-7076 / 8236-0286