Quem tem mais de um cachorro em casa, ou adota um novo cão sabe bem como é isso...
Para resolver este problema, é indicado praticamente o mesmo princípio que é usado para controlar o ciúme que o cão tem das pessoas que se aproximam de seus donos.
Quando o dono faz carinho no cão e o outro cachorro chega, normalmente o dono faz carinho no outro, e automaticamente o primeiro é esquecido. Isso acaba despertando ciúme, pois o cachorro associa a presença do outro a coisas ruins, ou que naquele momento ele “perde” a atenção do dono.
Com o tempo, ele pode até avançar no outro cão, desenvolvendo inimizades, e te obrigando a separá-los. O truque é: quando estiver fazendo carinho em um dos cachorros e o outro chegar, continue fazendo carinho no primeiro, faça ele entender que a presença desse novo animal é boa para ele, e sempre que o outro estiver por perto ele recebe atenção, carinho, petisco e etc.
Isso significa que o cachorro que acabou de chegar não vai receber carinho, mas o importante é que o primeiro relacione a chegada do outro a algo prazeroso, com o tempo ambos vão receber carinho juntos e será uma relação prazerosa para todos.