sábado, 26 de fevereiro de 2011

Fazendo as necessidades no lugar correto

  Os filhotes fazem as necessidades em intervalos de poucas horas após comer, beber, acordar ou brincar. Treine seu cachorro a usar um jornal dentro de casa, antes de passar para fora, se você morar em casa. Todo cão é limpo por natureza e costuma fazer as necessidades longe do local onde dorme.
  Antes de iniciar o treinamento escolha o local onde será o banheiro oficial do cão. Quando escolher o local leve em conta a facilidade de limpeza (perto de ralos) e a facilidade de acesso. Após escolhido o local, forre-o com jornal (o jornal é ideal porque é muito absorvente). Molhe uma das folhas em sua urina e coloque por cima de todas. O cheiro da própria urina irá incentivá-lo a fazer naquele local. Se puder guarde sempre um dos jornais sujos para mostrar ao filhote o próprio odor e encorajá-lo a utilizar aquele ponto novamente.
  Leve-o sempre até o jornal após terminar as refeições. Normalmente, percebe-se quando ele quer fazer as necessidades, ele fica inquieto e começa a andar em círculos e a cheirar o chão. É nesta hora que você deve agir, levando-o imediatamente ao banheiro. Sempre elogie seu filhote depois de terminar.
 É comum acontecer acidentes no começo, portanto nunca castigue-o por fazer sujeira dentro de casa ou fora do seu banheiro, isto somente o deixará ansioso. Limpe o local, desodorize (use cloro ou vinagre) para eliminar o cheiro e, após a refeição seguinte, leve-o novamente ao banheiro. Siga esta rotina até ele usar sozinho o seu banheiro. Quando isto acontecer diminua a área forrada chegado ao limite de apenas uma folha de jornal aberta.

Este aprendizado leva em média de 3 a 8 semanas e, é uma fase muito importante para você não ter transtornos mais tarde.

Nenhum comentário: