terça-feira, 16 de agosto de 2011

Coprofagia

  Coprofagia é um mau que aflige muitos donos de cães, especialmente de algumas raças específicas. É um problema muito freqüente e que causa muito desgosto ao dono.
  Coprofagia é o nome dado quando os cães comem seu próprio cocô.  Às vezes o dono na ânsia de querer ensinar o cão a fazer as necessidades no local certo, dá muitas broncas ou até mesmo bate em seus animais, isso faz com que eles queiram esconder o cocô ou xixi. E a única maneira que eles sabem fazer isso é comendo, para não levar mais broncas.

  Os cães não entendem que estão levando uma bronca por que 
fizeram cocô  no lugar errado. Eles nem se lembram que fizeram cocô ali, não  é assim que a memória deles funciona. O que acontece é que quando eles acabam de fazer, eles se viram e vêem a caca ali e pensam: O meu dono vai ficar muito bravo se encontrar isso aí, “preciso esconder”. Mas entenda, não é que eles compreendem que fazer ali é errado. Eles só sabem que quando o dono vê  o cocô ali, eles levam uma bronca, então  é melhor sumir com ele.

  Outro fator que pode levar a este comportamento, é o valor que o dono 
ou qualquer outra pessoa pode dar a isso. Se alguém briga com seu cachorro quando encontra as fezes espalhadas, pode reforçar essa atitude dele. Afinal a pessoa fala com ele (o cão não entende o que o dono fala, simplesmente percebe que está levando uma bronca), limpar as fezes na frente dele, é um estímulo suficiente para que ele
continue fazendo. O ato está sendo valorizado, já que ele não entende o que a pessoa fala.

  Eu sei que é extremamente desagradável este comportamento, porém 
tente ignorá-lo. Quando chegar em casa e encontrar tal situação, não fale absolutamente nada para ele. Deixe-o preso num local onde ele não possa ver você  limpando o cocô.

  Assim você estará desestimulando tal comportamento. E quando ele 
fizer corretamente na sua frente, você elogia e dá o petisco.

  Várias outras causas podem estar ligadas à coprofagia. A principal 
delas é a deficiência nutricional dos animais, principalmente quando filhotes. Poderia ser também uma deficiência de enzimas digestivas
que seria detectado através de exames de sangue e raio-x.

  Outra coisa seria o odor das fezes, pois frutas e proteínas deixam as 
fezes com odores agradáveis ao faro canino e isso poderia ser um estímulo para eles.
  Há remédios que podem ajudar, você pode falar com seu veterinário, e consultar um adestrador para verificar a causa desse problema que muitas vezes é comportamental. 
  Se você tiver mais dúvidas entre em contato com a gente: 


  www.domesticao.com.br


  domesticao@gmail.com
  7118-7076 / 8236-0286

Um comentário:

Anônimo disse...

Your point is valueble for me. Thanks!

My blog:
DSL Anbieter www.dslvergleichdsl.com