terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Prefeitura de São Bernardo amplia serviço de esterilização de animais



  Para minimizar os problemas relacionados ao abandono de animais, a Prefeitura de São Bernardo do Campo irá dobrar o número de esterilizações gratuitas de cães e gatos comunitários. De acordo com o secretário de Saúde, outras medidas também serão adotadas para garantir o bem-estar dos animais e impedir a transmissão de doenças à população.

  A castração de animais abandonados é uma antiga reivindicação das associações protetoras de animais. Em 2010, esse serviço foi iniciado com a contratação de uma clínica veterinária responsável por esses procedimentos. A partir de agora, o número de cirurgias será dobrado, passando de cerca de 1,5 mil para 3 mil esterilizações por ano.

  Outra iniciativa importante será a realização de um mutirão na região do pós-balsa, onde há dificuldades para o transporte dos animais até a clínica veterinária responsável pelas castrações. 

  Riacho Grande – O distrito do Riacho Grande é uma das regiões da cidade onde o abandono de cães e gatos é mais frequente. Com o objetivo de impedir essa prática, os técnicos do Controle de Zoonoses irão propor uma ação conjunta que envolverá as protetoras de animais, lideranças comunitárias, Guarda Ambiental e Secretaria de Gestão Ambiental. 

  Serviço – A guia de autorização para a esterilização deve ser solicitada pelas entidades protetoras de animais ou por líderes comunitários junto à Divisão de Veterinária e Controle de Zoonoses, localizada na Avenida Dr. Rudge Ramos, 1740, no Bairro Rudge Ramos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. 

  As pessoas interessadas em adotar algum animal abrigado no Canil Municipal podem obter informações no site www.saobernardo.sp.gov.br/secretarias/ss/caes, que apresenta os dados, características, fotos e até nome de cada bicho disponível para adoção.


Nenhum comentário: