sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Projeto batalha animal SP

PROJETO BATALHA ANIMAL – SÃO PAULO – S.P
  Todos os dias, milhares de cães e gatos fogem de suas casas, sítios e até de apartamentos. As ONGs de proteção animal recebem diariamente pedidos de ajuda desesperados de proprietários de animais que escaparam da coleira, ou saíram de casa sem ninguém perceber.
  Os animais têm espírito curioso e aventureiro pela própria natureza. Sons e cheiros são atrativos que podem fazê-los afastarem-se de casa até se perderem.
  Identifique seu animal com coleira com plaquinha com seu telefone celular ou fixo, com código da cidade.
  Vários pet shops vendem as plaquinhas. Em S. Paulo as plaquinhas são feitas em 10 minutos na lojas.
  Outra forma de identificar seu animal é o microship, porém no Brasil este método ainda é pouco divulgado, poucos veterinários possuem esta máquina que tem preço elevado, e poucas pessoas que acham animais perdidos irão atrás de um veterinário que possua um leitor de microship por desconhecerem este método de identificação de animais.
  O ideal é que os donos de animais se utilizem destas duas formas de identificação.

























BOAS FESTAS ! 
7118-7076 / 8236-0286

domingo, 25 de dezembro de 2011

Fogos de artifício x cães

  Os fogos são responsáveis por acidentes dos mais variados tipos, principalmente com cães.
  Natal, Ano Novo, Copa do Mundo, finais de campeonatos de futebol são ocasiões em que mais animais se perdem de seus donos.
  Os animais se assustam facilmente com o barulhos dos fogos e rojões. O pânico desorienta o animal, que tende a correr desesperado e sem destino. Muitos animais podem sofrer paradas cardiorrespiratórias, convulsões e ter diversos problemas que podem os levar à morte.
 Para evitar tudo isso, garanta condições mínimas de segurança e evite ambientes conturbados e barulhentos. Tranqüilize seu bichinho, transmitindo a sensação de que tudo está bem e sob controle.
 Lembre-se que, se o seu bichinho conseguir fugir, por desespero, ele irá correr por vários e vários quilômetros. É MUITO IMPORTANTE deixar o animal com uma coleira com um telefone de contato. Se alguém conseguir resgatar seu bichinho, você poderá ser contatado. Utilize uma plaqueta de metal ou de plástico, com uma escrita que não saia se molhar. Etiquetas de papel escritas à caneta além de rasgar com facilidade ficam ilegíveis quando molhadas.
  Acomode os animais dentro de casa, em lugar onde possam se sentir em segurança, com iluminação suave e se possível um radio ligado com música.
  Fechar portas e janelas para evitar fugas e acidentes fatais.
  Para abafar o som, coloque cobertores pesados ou mesmo um colchão tampando a janela. Pode forrar o chão com cobertor e cobrir o bichinho com um edredom.
 Forneça alimentos leves, pois distúrbios digestivos provocados pelo pânico podem matar (torção de estômago, por exemplo).
  Procure um veterinário para sedar os animais no caso de não poder colocá-los para dentro de casa. Animais acorrentados acabam se enforcando em função do pânico.
  Alguns veterinários aconselham o uso de tampões de algodão nos ouvidos que podem ser colocados minutos antes e tirados logo após os fogos.

Observações Cães
  Não deixe muitos cães juntos, pois, excitados pelo barulho, brigam até a morte. Tente deixá-los em quartos separados.
  Antes da queima de fogos, leve seu animal para perto da tv ou de um aparelho de som e aumente aos poucos o volume de tal forma que ele se distraia e se acostume com um som alto. Assim não ficará tão assustado com o barulho intenso e inesperado dos fogos.


  BOAS FESTAS ! 
7118-7076 / 8236-0286

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Como Cuidar do Seu Animal no Verão


  Os animais precisam de cuidados diferenciados para continuar saudáveis no calor! Neste calor intenso que está fazendo, é necessário tomar alguns cuidados extras com seu animal de estimação, para que eles continuem saudáveis e lindos.
  

Cuidados em Casa:

  A água do animal deve ser trocada periodicamente, para que se mantenha sempre fresca e limpa. Uma boa dica é colocá-la naquelas tigelas de barro, que mantém a temperatura ideal da água por mais tempo. No entanto, a vasilha deve ser sempre lavada, para evitar impurezas, ou evitar ainda que desenvolvam fungos que possam prejudicar a saúde de nossos amigos. 
  Na hora do banho, o ideal é não dar banho de água gelada, mas sim de água morna, quase fria. É necessário verificar também se a raça de seu animal suporta banhos constantes – existem cachorrinhos que não podem tomar banho com frequência! Escove seu pet para retirar o excesso de pelos, e tome cuidado principalmente com carrapatos e pulgas, que proliferam no verão.

Cuidados no Passeio:

  Um cuidado importante é na hora de passear com seu cachorro. É necessário prestar atenção nos sinais que seu amigo está mandando, para cuidar bem dele. Algumas raças de cachorros, por exemplo, podem sofrer muito com as altas temperaturas atingidas pelo asfalto nos dias de grande calor. A solução, nestes casos, é comprar sapatilhas especiais, para que as patinhas do animal não fiquem queimadas ou machucadas.
  Outro cuidado importante para qualquer raça, é a correta hidratação. Leve sempre uma garrafinha de água fresca, pois seu animal pode sentir sede durante o passeio. Para facilitar, pode levar também uma vasilha, para que ele possa beber água mais tranquilamente. Certifique-se que seu animal aguentará realizar o percurso, pois cada animalzinho tem seu limite. Animais idosos, por exemplo, devem ter atenção redobrada em qualquer atividade que forem realizar. Procure realizar seus passeios em locais com sombras fáceis de achar, e pontos de descanso. 
  Animais adoram brincar, mas ficam muito cansados no calor. O ideal é que tenham algum lugar para descansar caso necessitem – e você também, pois não é fácil acompanhar o pique de um cachorro!

  Não esqueça também de usar uma coleira bem confortável e do tamanho correto, pois no verão a coleira se torna ainda mais incômoda.
  Um ponto que não podemos esquecer também ao passear em companhia de nossos pets é a temperatura corporal. Não podemos deixar que se altere, pois o animal poderá passar mal. Um truque para manter a correta temperatura do pet é colocar uma camiseta (própria para animais), e ao perceber que ele está com muito calor, espirrar um pouquinho de água de camiseta. Isso o resfriará e o deixará mais à vontade e confortável para terminar o passeio. 
  Tomando esses cuidados, seu amigo ficará sempre saudável!



7118-7076 / 8236-0286

Prefeitura de São Bernardo amplia serviço de esterilização de animais



  Para minimizar os problemas relacionados ao abandono de animais, a Prefeitura de São Bernardo do Campo irá dobrar o número de esterilizações gratuitas de cães e gatos comunitários. De acordo com o secretário de Saúde, outras medidas também serão adotadas para garantir o bem-estar dos animais e impedir a transmissão de doenças à população.

  A castração de animais abandonados é uma antiga reivindicação das associações protetoras de animais. Em 2010, esse serviço foi iniciado com a contratação de uma clínica veterinária responsável por esses procedimentos. A partir de agora, o número de cirurgias será dobrado, passando de cerca de 1,5 mil para 3 mil esterilizações por ano.

  Outra iniciativa importante será a realização de um mutirão na região do pós-balsa, onde há dificuldades para o transporte dos animais até a clínica veterinária responsável pelas castrações. 

  Riacho Grande – O distrito do Riacho Grande é uma das regiões da cidade onde o abandono de cães e gatos é mais frequente. Com o objetivo de impedir essa prática, os técnicos do Controle de Zoonoses irão propor uma ação conjunta que envolverá as protetoras de animais, lideranças comunitárias, Guarda Ambiental e Secretaria de Gestão Ambiental. 

  Serviço – A guia de autorização para a esterilização deve ser solicitada pelas entidades protetoras de animais ou por líderes comunitários junto à Divisão de Veterinária e Controle de Zoonoses, localizada na Avenida Dr. Rudge Ramos, 1740, no Bairro Rudge Ramos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. 

  As pessoas interessadas em adotar algum animal abrigado no Canil Municipal podem obter informações no site www.saobernardo.sp.gov.br/secretarias/ss/caes, que apresenta os dados, características, fotos e até nome de cada bicho disponível para adoção.